02
jul

Desenvolvimento sustentável

Logo depois da Rio+20, é natural que desperte uma maior preocupação com assuntos de sustentabilidade. Será que estamos realmente educando e conscientizando os nossos filhos sobre o tema? Promover o desenvolvimento sustentável significa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza. E entre as metas para atingir este objetivo estão: a satisfação das necessidades básicas da população, solidariedade para com as gerações futuras, preservação dos recursos naturais, elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas, programas educativos e participação de cada um de nós nessa preservação.

Sabemos que os exemplos e, principalmente, a rotina valem muito mais do que palavras. É a garantia de que nossas crianças se tornarão adultos comprometidos em todos os aspectos, inclusive no respeito ao planeta. Por isso, aproveite para analisar se está por dentro de pequenas ações básicas que devem fazer parte da sua rotina.

Atitudes simples fazem toda diferença, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não depredar o patrimônio natural, limpar o quintal de casa, tratar com respeito as pessoas diferentes de você e até comprar carros movidos a combustíveis alternativos.

Faça a sua parte!