30
jun

História do Rio de Janeiro para crianças

Está em cartaz o espetáculo infantil Perdidos na Cidade, no CCBB. A montagem conta, de maneira bem humorada e crítica, a história da construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no início do século XX. A trama começa com a luta de seu idealizador, o dramaturgo Artur Azevedo (1855-1908), para tornar realidade o seu projeto de criar um espaço cênico à altura das grandes salas europeias.

Perdidos-na-Cidade-foto-04-créditos-Fernada-Tomaz-768x494

A história tem como pano de fundo as reformas de urbanização do centro da cidade iniciadas pelo prefeito Pereira Passos (1836-1913), que pretendia transformar a então capital federal em uma Paris tropical. O período ficou conhecido como ‘bota-abaixo’ por conta da demolição de inúmeros prédios, casas antigas e cortiços. Lelé, Pancada e Biruta, moradores de um dos cortiços demolidos, formam a Companhia Teatral Tátodomundolouco.

Antecipando a história que consta nos livros, o trio fica sendo responsável por induzir o dramaturgo Artur Azevedo a lutar pela construção de um suntuoso teatro dedicado às encenações nacionais. E é assim, em uma versão inusitada da Irmãos Brothers Band que nasce, com uma grande festa, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A encanação conta com técnicas circenses como mágicas, acrobacias e malabarismos, marca registrada da trupe. Ótimo programa para as crianças aprenderem de forma lúdica sobre uma parte da história do Rio de Janeiro!

Teatro II do CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: 3808-2020

Sábados e domingos, às 16h
R$20,00 e R$10,00 (meia  entrada)
De 25 de junho a 24 de julho