28
nov

Mais de mil brinquedos

No seu ano de abertura, em 1983, o Sesc Pompeia realizou a mostra “Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”. Agora, 30 anos depois, a unidade homenageia a mostra de inauguração com a exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”. Programa cultural que encanta adultos e crianças, imperdível para quem passará por São Paulo nos próximos meses.

A exposição interativa tem direção de arte de Vera Hamburger e o espaço expositivo recria uma grande fábrica de brinquedos, que permite interação com o público. Logo na entrada, bonecos gigantes de Cosme e Damião dão boas-vindas aos visitantes da exposição. Levando doces nas mãos, os protetores das crianças abrem as portas para o universo da brincadeira, na apresentação de mais de seis mil brinquedos. Duzentos deles já foram expostos na inauguração da unidade.

Logo depois da entrada, o primeiro espaço a ser visitado é chamado de “O Mínimo e as Mãos”, que exibe miniaturas feitas por artesãos. A obra Parque de Diversões, por exemplo, mostra pequenos brinquedos, como gangorra, carrossel e roda-gigante. Em seguida  fica a parte eletrônica da exposição, no espaço “As Mãos e a Vontade”, onde um game criado especialmente para a mostra diverte os visitantes de diversas idades. Além disso, há um game boy desmontado e circuitos eletrônicos. Tudo isso para matar a curiosidade de quem sempre quis entender como funciona um brinquedo eletrônico por dentro.

“Ânima e Mecanismos” é o nome da próxima área da mostra, que reúne carros, trens, autômatos e brinquedos de corda. A coleção reúne desde carrinhos de madeira até os de controle remoto. No laguinho que já faz parte do Sesc Pompeia ficam os barquinhos. Também está lá uma mini-cidade formada por prédios feitos de lego, caixinhas de fósforo e até mesmo cartas, sob um céu de pipas azuis. Tudo interativo e super sensorial, emocionando não só os pequenos, como também os adultos que sentem uma nostalgia ao ver brinquedos de sua época.

Em seguida, uma das partes mais adoradas da exposição:, o visitante se depara com uma fábrica de brinquedos, onde bonecas são expostas em uma esteira, como se estivessem na linha de montagem. Um passo-a-passo da criação da Arara Azul da animação “Riotambém chama a atenção. Todo esse clima fabril foi criado para preparar o visitante para a penúltima parte da exibição:  o espaço Imagem e Similitude, onde estão expostos os bonecos, no piso de cima, onde a primeira boneca é uma grega do século V a.c, feita de barro. Depois dela, diversos objetos de grande carga cultural fazem os olhos dos visitantes brilharem. São mamulengos que lembram a infância e bonecas, como as amosas Fofolete, Moranguinho e a Mônica, de Mauricio de Sousa. Super heróis, como Homem Aranha e Buzz, do Toy Story, também estão presentes e chamam a atenção dos meninos.

Para finalizar a visita à terra dos sonhos, a seção Tecnologias de Voo, com brinquedos espaciais, petecas, aviões e pipas. O espaço transmite a ideia de uma pista de pouso e decolagem, com objetos de madeira, plástico e até metal. A exposição, que ocupa uma área de 2 mil m², fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro de 2014, e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo
Tel: (11) 3871 7700
Terça a domingo e feriados, 10h às 19h.
Recomendado a partir de 3 anos.
Entrada: Grátis