02
jun

Sementes do Nosso Quintal

Para pais e educadores que se interessam pela discussão sobre métodos alternativos de ensino, o documentário Sementes do Nosso Quintal é uma ótima pedida. O projeto da diretora estreante Fernanda Heinz Figueiredo, foi lançado na 14.ª edição do Festival de Internacional de Cinema Ambiental, o FICA, que aconteceu em junho de 2012 na Cidade de Goiás, e participou da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tendo sido premiado pelo público como melhor documentário brasileiro.

O filme mostra o cotidiano da escola de Te-Arte, a partir de material gravado durante 4 anos. A instituição é bem diferente e ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. Sua idealizadora é Thereza Soares Pagani, que vive a escola como seu maior objetivo de vida, e ensina a valorização da infância. Na escola as crianças aprendem com arte, literatura, música e cultura popular brasileira.

O documentário mostra de perto o trabalho e o pensamento-em-ação da educadora capixaba Thereza Pagani, hoje com 81 anos e em franca atividade, que estabelece um diálogo simples, verdadeiro e ancestral com as crianças, famílias e adultos que estão à sua volta. Personagem controversa e carismática, Therezita, como é chamada, escolheu trazer para dentro da escola a vida da comunidade escolar, trabalhando valores de simplicidade, liberdade, criatividade, respeito ao outro e aos limites, responsabilidade, senso comunitário, beleza, arte e cultura popular, vida e morte.

Aos poucos, o próprio espaço escolar surge como personagem do documentário, um organismo vivo, orgânico e poético em constante mutação, reflexo das mudanças de estação do ano, do ciclo de festas populares e das atividades que giram em torno do brincar espontâneo, onde as crianças e adultos se conhecem, interagem e crescem.

Sementes do Nosso Quintal
Espaço Itaú de Cinema – Sala 5 – 13:00
Praia de Botafogo 316, Botafogo