29
mai

Fazendo banana milkshake

As turmas do Pré 1 e do Pré 2 curtiram muito fazer um “delicious banana milkshake” com a Teacher Fernanda! Todos ajudaram na preparação, usando o “blender” com muita desenvoltura. No final, as crianças provaram o banana milkshake feito por elas mesmas e adoraram! Huuuummm… Não parece uma delícia?

Clique na galeria para ver as fotos desta atividade:

27
mai

Em ritmo de Copa do Mundo!

Além de tarefas como pintura e colagem, as crianças também se divertem muito com atividades de corpo! A nossa área aberta se tornou o espaço de treinamento, com o “gol” de espuma que inventamos! Os pequenos gostaram tanto que transformaram o gol em um obstáculo, passando por trás, por baixo, por cima, dentro e fora. Na brincadeira, estimulamos que o grupo passasse a bola, aprendendo a esperar para comemorar juntos!

Algumas vezes, usamos uma lona verde onde sacudimos a bola, mas ela é tão envolvente que as crianças entram nela e começam uma outra brincadeira. O fundamental nestes momentos é promover a integração do grupo, fortalecendo os laços, aceitando a individualidade de cada um. Estamos buscando o olhar do outro, para nossa turma se tornar um verdadeiro time!!!


23
mai

Literatura para crianças e jovens!

Começa na próxima semana a 16ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e o Espaço Envolvimento convida todos a participarem da programação, que terá encontros com escritores, lançamentos de títulos, performances de ilustradores, palestras com autores e especialistas.

O objetivo do evento, que este ano homenageia a Argentina, é valorizar o livro de qualidade, aproximar crianças e adolescentes da leitura, estimular o convívio com o livro desde a mais tenra infância, promover o encontro de ilustradores e escritores com crianças, jovens, professores e pais.

Programação cultural de qualidade, para todas as faixas etárias. Não percam!

22
mai

Introdução às frutas

A partir do momento em que a criança é liberada para comer outros alimentos além do leite, as frutas começam a ganhar destaque na alimentação do pequeno. A variedade é importante, mas quem disse que é fácil fazê-lo ver com bons olhos estes novos e surpreendentes sabores? Estimular o gosto da criança pelas frutas pode ser bem desafiador, por isso, o Bolsa de Bebê selecionou algumas dicas úteis, dadas por especialistas em comportamento e nutrição infantil, para ajudar na tarefa. Confira:

1 – Leve as crianças à feira

É um passeio diferente, que também pode ser muito divertido, além de ser uma oportunidade para que vejam cores, texturas e aromas que ainda não conhecem. Aproveite para apresentar opções variadas e mais exóticas, como kiwi e lichia, deixando que elas toquem nas frutas. Fazer um piquenique para degustar os novos sabores também pode ser interessante.

2 – Solte sua criatividade

Que tal fazer carinhas nas frutas ou cortá-las em formatos divertidos? Montar desenhos em pratinhos usando diferentes frutas também é uma boa ideia. Tudo isso é mais atraente do que a fruta inteira ou somente partida ao meio.

3 – Use ingredientes novos

Depois que o pediatra liberar, alguns ingredientes como mel, granola ou iogurte podem ser utilizados como acompanhamentos na hora de servir as frutas. No entanto, tente evitar o açúcar!

4 – Respeite o gosto das crianças

Se ela não gostar de determinada fruta, não insista para que coma. Apresente outras alternativas e diga que ela precisa escolher outra fruta. Em um novo momento, você deve voltar a oferecer aquela mesma fruta de uma forma diferente. Se a criança não gostou de banana, por exemplo, pode gostar dela assada com canela.

5 – Use acessórios diferentes

Pratinhos, copinhos e talheres divertidos podem estimular as crianças no processo de autoalimentação, assim como os alimentadores coloridos. É importante que sejam objetos seguros e feitos especificamente para os pequenos.

19
mai

Presente para a mamãe

Durante este mês, os pequenos do grupo Azul Manhã também prepararam o presente das mamães! No momento da atividade, cada criança escolheu sua cor preferida e ,com os dedos, pintou o EVA e o papelão, espalhando a tinta e misturando as cores. Depois, com o rolinho, espalhamos as tintas pelas mãos e fizemos um carimbo com as palmas delas. Além de divertida, essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e da percepção tátil.

Enquanto preparávamos o presente, cada criança trouxe de casa uma foto com sua mamãe, para que os amigos pudessem conhecê-la. Com alegria, os pequenos reconheciam suas mães e mostravam para os outros amigos. Alguns olhavam atentos, outros até abraçavam as fotos. Para alguns, foi difícil notar a mamãe na foto, mas um lindo sorriso se abria em cada rostinho na medida em que as fotos apareciam!

Depois de pronto, nosso presente virou um lindo porta retrato. Veja como foi divertido!


15
mai

Presente para as mamães!

Para presentear as mães neste último final de semana, o Grupo Laranja plantou um pé de manjericão! A plantação foi feita em um coador de plástico de café, e cada criança pintou o seu com cola colorida. Ao mexer na terra, as mãos ficaram sujas e todos puderam perceber a sensação diferente que ela proporciona a nossa pele. Estávamos todos curiosos pra ver a semente e observar sua cor e seu tamanho. Durante uma semana, regamos nossas plantas com muito cuidado. Esperamos que as mamães tenham gostado!


13
mai

Agenda Espaço Envolvimento

Aqui no Espaço Envolvimento a semana é recheada de atividades para o desenvolvimento dos pequenos! Confira a nossa agenda e entre em contato para mais informações.

09
mai

Festa na floresta!

No Espaço Envolvimento todo dia tem festa na floresta! A partir de histórias contadas com fantoches, a criançada se diverte no mundo da imaginação. O Grupo Verde se envolveu, particularmente, com as peripécias do pintinho amarelinho e com o clássico enredo dos “Três Porquinhos”. Ao som de muita música e de movimentos livres, os pequenos ampliam sua linguagem e seu repertório simbólico.

As fantasias disponíveis na sala lúdica foram uma descoberta pra lá de interessante e se tornaram muito populares entre os amigos deste grupo. As histórias foram espontaneamente ganhando vida no corpo das crianças, que, através da narrativa, vão organizando o pensamento e desenvolvendo a concentração, sem perder, é claro, a diversão!

07
mai

Elogios na medida!

Você é fã número 1 do seu filho, acha lindo tudo o que ele faz, se encanta com a inteligência e beleza dele e, ainda por cima, não se cansa de dizer isso tudo para ele. Melhor começar a prestar atenção, pois saiba que muitos elogios também podem prejudicar os pequenos.

Esta conclusão veio do estudo da Universidade Columbia, em Nova York, que observou os efeitos negativos do elogio – em excesso ou mal empregado – na vida estudantil das crianças. Obviamente, reconhecer as qualidades de alguém é sempre bem vindo e não existe uma receita para se elogiar corretamente. O ato deve ser sincero e espontâneo, mas alguns detalhes levantados podem e devem ser observados:

Evite  rótulos

Quando se elogia a pessoa ao invés de sua postura diante de uma situação, está sendo afirmado que ela é assim e não pode mudar, rotulando. Quando elogiamos a inteligência da criança, segundo a psicóloga Carol Dweck, responsável pela pesquisa, na verdade dizemos a ela: pareça inteligente, não se arrisque a errar.

Neste caso, criança acredita que não pode errar e, então, muitas vezes evita situações mais complicadas com medo de não parecer inteligente. Talvez ela se recuse a tentar fazer algo novo na escola, por exemplo, por medo de fracassar e acabar por “deixar” de ser inteligente.

O mais indicado é focar no esforço que a criança fez: “Parabéns por você ter tirado uma nota tão boa, você se esforçou muito!”, por exemplo. Ela se sentirá motivada e estimulada a buscar novos desafios para ganhar novos reconhecimentos.

Não incentivar a competição

Muitos pais incentivam que os filhos sejam os melhores, fato que obriga a criança a se comparar. A chance de frustação dela é muito grande, pois sempre irão tentar superar os outros, e sempre encontrarão pessoas mais bonitas, mais inteligentes, mais ricas…

Já a criança que é ensinada a fazer o seu melhor, não usando da comparação o elemento de avaliação, buscará sua satisfação pessoal dentro do seu limite, tendo muito mais chances de se sentir realizada e feliz. Portanto lembre-se: ao invés de dizer “seja o melhor aluno da turma”, diga “procure sempre fazer o seu melhor”.

Já o oposto, o não elogiar nunca, também pode criar problemas no comportamento infantil. “Somos movidos pela motivação e o elogio é uma forma de mostrar que a criança está sendo olhada.”, afirma  Karina Haddad Mussa, psicóloga e psicoterapeuta especializada em medicina comportamental e neuropsicologia pela Unifesp, em São Paulo. Os pais que não elogiam por acharem que os fihos não fazem mais do que a obrigação tirar nota 10 na escola, por exemplo, irão colaborar para que eles cresçam inseguros e sem autoconfiança por achar que nunca irão fazer algo bom o suficiente para receber um elogio. Ou seja: elogios, sim! Exageros, não ;)

02
mai

Massinha caseira

O grupo Azul Tarde anda muito animado! E nessa semana, com um punhado de farinha daqui, mais um pouquinho de óleo e vinagre dali, fizemos nossa própria massinha caseira! A turma ficou bem curiosa quando começamos a misturar os ingredientes. Aos poucos, nossa massinha foi ganhando cor e forma e, quando finalmente ficou pronta, as crianças apertavam, batiam, amassavam, puxavam  e exploravam bastante.

A massinha ficou com uma textura super gostosa e uma cor bem bonita, o que garantiu a diversão da tarde. Depois de brincar bastante com a nossa misturinha, as crianças levaram para continuar a brincadeira em casa.

Se vocês também querem experimentar fazer essa massinha em casa, com os pequenos, a receita é:

  • 100ml de vinagre;
  • 100ml de óleo;
  • 3 colheres de sopa de tinta;
  • 600ml de farinha de trigo.

*A massinha estará pronta quando a mistura não estiver mais grudando na mão; caso estiver grudando vá adicionando mais farinha.
Dê uma olhadinha nas fotos e veja como eles aproveitaram: